INICIATIVAS

Notícia

Estudo prévio de viabilidade da dessalinização

A AHSA propôs-se a analisar a possibilidade de dessalinização da água do mar como fonte de água estável em condições de alterações climáticas e períodos de seca. Assim, o primeiro passo a ser feito é um estudo de viabilidade inicial que, graças à disponibilidade financeira dos Associados da AHSA, prevê-se concluído em 4 meses.

O principal objetivo deste estudo é apresentar aos decisores os principais aspetos técnicos e económicos da Central de dessalinização SWRO (Sistema de Osmose Inversa para água do mar). Adjudicado o estudo, no passado mês de maio, a Comissão Executiva deste projeto reuniu com o ICNF, a Câmara Municipal de Odemira, a DGADR, a APA e um representante da Secretária de Estado da Agricultura para discutir os principais elementos do projeto.

O estudo prévio de viabilidade está a cargo da empresa ADAN – empresa de Engenharia Israelita altamente especializada em desslinização – que visitou recentemente a região para entender o propósito, recolher dados e visitar possíveis localizações para a dessalinizadora.