INICIATIVAS
Projeto
Projeto +BD Mira
A produtividade da batata-doce no Perímetro de Rega do Mira (PRM) tem vindo a diminuir, devido à falta de Boas Práticas Agrícolas, tais como a utilização de material são na plantação, a manutenção do bom estado fitossanitário da cultura, adequadas tecnologias de produção e meios de proteção e conservação pós-colheita adequados, em produção integrada e em agricultura biológica.
Em 2017 surge o projeto +BD Mira que une entidades como o INIAV, ESA/IPS, AHSA, ASF, Gemusering, e APBDA com o objetivo de abordar os desafios envolvidos na reconversão e intensificação dos sistemas produtivos da batata-doce.
Em 2021 surge o livro “Batata-doce – Manual de boas práticas agrícolas”, escrito por 32 autores destas diferentes entidades.
Este manual está organizado em quatro capítulos focados na morfologia e desenvolvimento da batata-doce, tecnologias de produção e boas práticas a seguir, desde o viveiro até à conservação pós-colheita. São apresentadas estratégias de valorização da cultura da batata-doce no PRM, e a avaliação económica da cultura como uma ferramenta para avaliação da competitividade e sustentabilidade da produção.
Para saber mais sobre o projeto +BD Mira visite https://projects.iniav.pt/bdmira/index.php