INICIATIVAS
Projeto
Protocolo de colaboração AHSA e AGROTEJO
Protocolo de colaboração foi assinado em abril
AHSA e Agrotejo unem-se para
apoiar projetos dos associados
Candidaturas, licenciamentos e projetos de investimento agrícola foram o tema da primeira sessão promovida no âmbito da parceria, esta terça-feira
A AHSA – Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur e a Agrotejo – União Agrícola do Norte do Vale do Tejo promoveram, esta terça-feira, 22 de outubro, uma sessão online de esclarecimentos sobre candidaturas, licenciamentos e projetos de investimento agrícola. A iniciativa, destinada aos associados da AHSA e da Agrotejo, assinalou o arranque oficial da parceria entre as duas entidades, após a assinatura do protocolo, em abril.
Esta colaboração tem como objetivo disponibilizar às empresas da região do Perímetro de Rega do Mira apoio especializado, nomeadamente na elaboração de candidaturas e outros processos inerentes à atividade agrícola, recorrendo à vasta experiência da Agrotejo neste tipo de apoio aos agricultores da região do Norte do Vale do Tejo e outros pelo país fora.
Estão também previstos serviços de assistência técnico-burocrática, enquadramento legislativo, apoio na elaboração de candidaturas, de gestão de parcelário e de licenciamentos, bem como outras obrigações legais inerentes às explorações agrícolas.
Luís Mesquita Dias, presidente da AHSA, refere: “Estas sessões de esclarecimento realizadas com parceiros e especialistas são essenciais para o aumento do know-how e da produtividade das empresas da região”. E continua: “Esta reunião de associados foi a primeira de muitas no âmbito da nossa parceria com a Agrotejo, cuja vasta experiência nos permitirá continuar a apoiar os produtores locais em questões fundamentais que digam respeito à atividade e ao financiamento de projetos agrícolas”.
Já Mário Antunes, diretor-geral da Agrotejo, comenta que “o protocolo AHSA-Agrotejo, que arranca agora oficialmente, surge da relação próxima das duas organizações e no sentido de proporcionar às empresas agrícolas da região do Perímetro de Rega do Mira uma panóplia de serviços associados ao seu funcionamento”.