Transição Justa

A Autoridade de Gestão do Programa Regional Alentejo 2030 criou o Observatório para a Transição Justa do Alentejo Litoral com vista à monitorização das verbas do Fundo de Transição Justa (FTJ) previstas para este território.

O Fundo para a Transição Justa tem como finalidade, permitir às regiões e às pessoas abordar os impactos sociais, económicos e ambientais da transição para as metas energéticas e climáticas da União Europeia para 2030 e para uma Economia com impacto neutro no clima até 2050, tal como previsto no Acordo de Paris.

A criação do Observatório para a Transição Justa do Alentejo Litoral, servirá para a monitorização e implementação do FTJ, tendo a CCDR Alentejo, I.P na sua coordenação. A sua instalação decorreu no dia 7 de Setembro, em Grândola, e contou com a presença de cerca de 30 entidades que integram este órgão e que asseguram o conhecimento e a representatividade deste território. A AHSA é uma destas entidades, e estará representada pelo Presidente da Direção e a Diretora Executiva.    

Mais detalhes aqui.