Em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a AHSA realizou um workshop dedicado ao recrutamento ético no passado dia 4 de outubro, no Clube Fluvial Odemirense. O evento contou com o patrocínio da Driscoll’s.
O workshop teve início com uma análise do panorama português da migração laboral, a cargo de Sofia Cruz, coordenadora do departamento de migração laboral da OIM. Foram também discutidas as recentes alterações legislativas introduzidas pelo Plano para as Migrações.
Os princípios e riscos associados ao recrutamento no processo de migração laboral estiveram no centro das atenções, com uma sessão dedicada às ferramentas de gestão que permitem uma implementação mais ética dos sistemas de recrutamento.
Durante a tarde, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e boas práticas, aprofundando o seu conhecimento sobre os sistemas de gestão e as ferramentas disponíveis para um recrutamento ético. O dia terminou com um painel de debate para análise dos resultados obtidos.
Este workshop insere-se num plano mais amplo de formações em recursos humanos promovido pela AHSA, iniciado em 2023. A associação tem realizado vários seminários sobre migração laboral, recrutamento ético, Contrato Coletivo de Trabalho e alterações ao Código do Trabalho, entre outros temas. Estas iniciativas têm o apoio da consultora Global Bay.
A AHSA desempenha um papel fundamental no setor agrícola nas regiões de Odemira e Aljezur, negociando contratos coletivos com sindicatos e promovendo condições de trabalho justas. A associação também investe na formação dos trabalhadores, visando a capacitação e o desenvolvimento de competências, garantindo a sustentabilidade do setor agrícola a longo prazo.